Anatomia de um Logótipo
O logótipo é o ponto de partida e a base de toda a estratégia de marca e de design de comunicação. Um logótipo é um ativo, e possivelmente o mais valioso de qualquer empresa bem-sucedida.
Ao desenvolver o seu logótipo, não se contente com menos que a excelência absoluta. O logótipo é a cara da sua marca para o mundo e o primeiro passo na criação da sua existência. Só existe uma oportunidade para causar boa impressão e não se pode dar ao luxo de estragar tudo!
Os logótipos mais eficazes são aqueles que incorporam os valores, objetivos e posicionamento do negócio que representam. Um logótipo conta uma história, e através desta, cria emoções que ligam a marca aos seus consumidores.
Tal como qualquer decisão estratégica de negócio, a anatomia de um logótipo segue alguns princípios básicos. Neste artigo vamos desconstruir a sua estrutura, e perceber o que faz um grande logótipo ser grande.
Um Grande Logótipo deve ser:
1. Simples – “Less is more”: Logótipos eficazes são aqueles que de uma forma simples, incorporam, de um modo quase subliminar, elementos representativos do negócio, tornando-se memoráveis. A simplicidade facilita a versatilidade e a memorização, que são mais dois pilares do design de logótipos.
2. Versátil – “Adaptação da espécie”: “Não é o mais forte que sobrevive, nem o mais inteligente, mas o que melhor se adapta às mudanças” já dizia Charles Darwin. No caso de um logótipo, significa que este deve ser versátil e ter poder de adaptação ao crescimento e evolução da empresa, e aos diferentes produto que esta detém.
3. Memorável – “Love at first sight!”: Seja único e apaixone, os clichés nunca criaram momentos memoráveis. Não use elementos visuais que foram utilizados vezes sem conta até à exaustão. A sua primeira ideia para o logótipo é uma ideia que certamente já outro designer teve. Crie um logótipo memorável através da diferenciação e surpresa.
4. Intemporal – “Enquanto durar é para sempre”: Um logótipo eficaz deve resistir ao teste do tempo e isto consegue-se com um conceito que valha a pena memorizar. Concentre-se em elementos que não se tornem irrelevantes com o tempo. Logótipos baseados em elementos contemporâneos rapidamente serão ultrapassados.
5. Apropriado – “Dress to Impress”: A forma como posiciona o seu logótipo deve de ser apropriado à finalidade e ao público a que se destina. Aqui toma especial atenção o esquema de cores e a forma dos elementos, onde diferentes cores e formas, são associados a diferentes significados, que devem refletir o posicionamento, valores e produtos da sua empresa.
Ter um logótipo e design personalizado, desde o começo da sua empresa ou organização, dá-lhe uma identidade visual para colocar no seu estacionário e produtos, assinalando-os como sua propriedade. Prove ao mercado e aos seus concorrentes que é um profissional na sua área, através da existência de identidade visual, mesmo antes de abrir as portas.
Joel Silvestre
Consultor de Marketing e Comunicação